O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), divulgou um vídeo nas redes sociais na quarta-feira (26.jun.2026) para responder às críticas feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante agenda do governo federal no estado.
Mello acusou Lula de visitar Santa Catarina “sem entregar nada” e de propagar informações incorretas. “O Lula, toda vez que vem pra cá, não entrega nada. Só vem pra falar mal da gente. O problema é que mentem na cara dura”, declarou o governador.
Ataques e cobranças públicas
No evento realizado em Itajaí, Lula lamentou a ausência de Mello na cerimônia, condenou posições do governador sobre cotas raciais e afirmou que “não se pode permitir o avanço do racismo no estado”. O presidente também disse que o governo catarinense teria rejeitado um pacote de R$ 24 bilhões para obras em rodovias.
O governador contestou a fala: “Nunca nos ofereceram esse investimento. O que o ministro está falando é o projeto de concessão para pedagiar nossas estradas estaduais. Eu arrumei sem precisar botar mais imposto no lombo do catarinense”.
Contexto das cotas raciais
A troca de acusações ocorre após a aprovação, pela Assembleia Legislativa catarinense, de uma lei que restringia cotas raciais em universidades estaduais. A norma foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal, que considerou a medida inconstitucional e reafirmou a legalidade das políticas afirmativas.
Cenário político
Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Jorginho Mello é um dos governadores mais críticos à atual gestão federal. Santa Catarina figura entre os estados onde Lula registra maior rejeição eleitoral. Durante o mesmo evento em Itajaí, o presidente afirmou: “Se em 2022 vocês não conheciam determinadas pessoas, agora já conhecem. Agora vocês sabem quem fez as coisas que o povo precisava aqui”.
O embate foi amplificado nas redes sociais, onde Mello reforçou que “Santa Catarina só quer trabalhar e tocar sua vida em paz” e criticou o que chamou de provocações do Palácio do Planalto.
Com informações de Direita Online