Home / Política / Após duas horas de conversa com Lula, Jaques Wagner deixa Palácio da Alvorada

Após duas horas de conversa com Lula, Jaques Wagner deixa Palácio da Alvorada

ocrente 1782334160
Spread the love

O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), deixou o Palácio da Alvorada por volta das 16h30 desta quarta-feira (24/06/2026), após uma reunião de aproximadamente duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Foi o primeiro encontro presencial entre os dois desde que o senador passou a ser alvo da 9ª fase da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga supostas vantagens indevidas ligadas ao Banco Master e ao empresário Daniel Vorcaro.

A corporação apura se Wagner teria atuado em favor dos interesses da instituição financeira no Congresso. Integrantes do PT e aliados do Planalto defendem que ele deixe a liderança governista para evitar reflexos negativos na campanha de reeleição de Lula.

Na segunda-feira (22), a defesa do senador protocolou pedido ao ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), para anular a operação, alegando “erros graves” e sustentando que o parlamentar jamais beneficiou o Banco Master.

Durante a ação, a PF apreendeu US$ 55 mil, R$ 33 mil em espécie e relógios de luxo em endereços ligados a Wagner em Brasília e Salvador. O advogado Pablo Domingues afirmou que os valores têm origem lícita: parte seria fruto de diárias pagas pelo Senado em missões oficiais no exterior, e o restante proveniente de operações bancárias regulares.

“Não há nada a ocultar. O Ministério Público Federal já havia considerado prematura a apreensão desses bens”, disse Domingues, acrescentando que a defesa confia na correção dos “equívocos” pelo STF e que o senador está tranquilo quanto à própria conduta.

A assessoria de Jaques Wagner foi procurada, mas ainda não se manifestou.

Com informações de Gazeta do Povo