Home / Internacional / Católicos no Havaí preparam celebração de 200 anos de evangelização nas ilhas

Católicos no Havaí preparam celebração de 200 anos de evangelização nas ilhas

ocrente 1782333251
Spread the love

A Diocese de Honolulu anunciou, em coletiva de imprensa realizada em 17 de junho, a programação que marcará os 200 anos da chegada do catolicismo ao Havaí. A comemoração recorda o desembarque, em 7 de julho de 1827, dos irmãos franceses da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, primeiros missionários católicos a pisar no arquipélago.

O bispo Larry Silva, que se aposenta neste verão, destacou que o jubileu “não se limita aos primeiros missionários, mas homenageia o povo havaiano que abraçou a fé e a transmitiu de geração em geração”. O sucessor dele, dom Michael T. Castori, SJ, será instalado em 28 de julho e também participará dos eventos.

Abertura em julho

As celebrações de um ano começam em 9 de julho, festa de Nossa Senhora da Paz, padroeira da diocese e da Catedral Basílica de mesmo nome. Missas serão celebradas simultaneamente na Co-Catedral de Santa Teresa, em Honolulu, e em paróquias espalhadas por outras seis ilhas.

Segundo dom Silva, o objetivo é “formar novos evangelizadores para a cultura atual do Havaí”. Ele lembrou que, embora o catolicismo tenha sido proibido apenas dois anos após sua chegada — veto que durou cerca de uma década —, a fé “prosperou” mesmo na clandestinidade.

Reforma da catedral histórica

Para o bicentenário, a Catedral Basílica de Nossa Senhora da Paz, onde São Damião de Molokai foi ordenado sacerdote, passa por ampla restauração. A rededicação está prevista para 16 de agosto de 2027, data em que o templo completará 184 anos desde a primeira dedicação, em 1843. A basílica ganhará ainda uma capela-relicário com relíquias de São Damião e de Santa Marianne Cope, ambos conhecidos pelo serviço aos leprosos nas ilhas.

Caminhada até 2027

O ponto alto ocorrerá de 7 a 9 de julho de 2027, com uma missa de encerramento na catedral, descrita pelo bispo como um “envio” missionário. Para outubro do mesmo ano, está planejada uma peregrinação patrimonial à França, guiada por dom Silva e possivelmente por dom Castori, para visitar a comunidade onde surgiram os primeiros missionários.

Responsável pelo comitê do bicentenário, o diácono Mike Browning informou o lançamento de um site dedicado às festividades, que reunirá informações sobre eventos, histórias, detalhes da peregrinação e oportunidades de participação comunitária.

Diocese espalhada por seis ilhas

Elevada a diocese poucos meses antes do ataque a Pearl Harbor, em 1941, Honolulu hoje reúne 66 paróquias e 23 igrejas missionárias distribuídas em seis ilhas, fator que, segundo dom Silva, a torna “uma diocese como nenhuma outra”.

Com informações de Gazeta do Povo