O Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos rejeitou o pedido da Conferência Episcopal Alemã que pretendia autorizar, em casos excepcionais, a pregação da homilia por fiéis leigos durante a celebração da Eucaristia.
A decisão foi comunicada em carta datada de 17 de junho e endereçada ao bispo Heiner Wilmer, presidente do episcopado alemão. O documento foi tornado público pelo Vaticano em 23 de junho.
Pedido apresentado em março
Em 30 de março, os bispos da Alemanha solicitaram um indulto que permitiria a leigos “devidamente designados” assumir a homilia em circunstâncias específicas. A resposta do dicastério foi categórica: “Não é possível conceder o indulto solicitado”.
Motivos da negativa
Segundo o órgão responsável pela liturgia, a reserva da homilia a sacerdotes ou diáconos “não é uma norma meramente disciplinar”, mas deriva “da própria natureza da liturgia”. A homilia é parte integrante da Liturgia da Palavra, “intrinsecamente ligada à proclamação do Evangelho” e constitui “exercício do munus docendi confiado aos ministros ordenados pelo sacramento da ordem”, destacou a carta.
O texto também afirma que a proclamação da Palavra na missa é inseparável da missão sacramental dos ministros ordenados e da unidade entre Palavra e Sacramento na Eucaristia.
Formação do clero e alternativas para leigos
O dicastério sublinhou a importância de “promover a formação contínua dos ministros ordenados” para que a homilia cumpra plenamente sua função pastoral e espiritual.
Ao mesmo tempo, recordou que a disciplina atual da Igreja já oferece outras formas de anúncio da Palavra confiadas a leigos, desde que realizadas fora da homilia e fora da celebração eucarística, sempre em conformidade com o direito canônico.
Com informações de Gazeta do Povo