Home / Economia / Petrobras e Pemex firmam memorando para ampliar exploração de petróleo e gás

Petrobras e Pemex firmam memorando para ampliar exploração de petróleo e gás

ocrente 1782329683
Spread the love

A Petrobras e a estatal mexicana Pemex assinaram nesta terça-feira (24/06/2026), no Rio de Janeiro, um memorando de entendimento que estabelece cooperação por dois anos em projetos de exploração e produção de petróleo e gás, refino e outros processos industriais.

O documento cria uma estrutura de colaboração sem caráter obrigatório de investimento e não implica formação de sociedade, consórcio ou joint venture. Segundo o governo mexicano, o objetivo é apenas permitir que as equipes das duas companhias avaliem oportunidades consideradas estratégicas.

Parceria além das fronteiras

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, destacou que as iniciativas podem ocorrer em várias regiões do mundo, incluindo Brasil e países africanos. “Vai ser onde nossas equipes definirem como oportunidades, são países irmãos. Somos duas estatais com o mesmo propósito social, empenhadas em movimentos ganha-ganha”, afirmou durante a cerimônia.

Chambriard também ressaltou o potencial da porção mexicana do Golfo do México e disse ver similaridades geológicas com áreas do pré-sal brasileiro. “Se fizermos as mesmas perguntas [que fizemos no pré-sal], teremos as mesmas respostas, usando novas tecnologias e processamentos”, comentou.

Integração regional

Para o diretor-presidente da Pemex, Juan Carlos Carpio, a aproximação reforça a proposta de integração energética defendida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Reconhecemos o papel que as duas empresas desempenham no desenvolvimento energético e econômico de ambos os países”, disse o executivo.

Carpio avaliou que a parceria criará bases para trocar conhecimento, aplicar novas tecnologias e adotar melhores práticas operacionais, além de examinar possibilidades em águas profundas, campos maduros e no próprio Golfo do México, visando ampliar a produção de hidrocarbonetos.

Com validade inicial de dois anos, o memorando poderá ser renovado conforme o avanço dos estudos conjuntos.

Com informações de Gazeta do Povo