Home / Internacional / Teerã desmente Washington e nega liberação de inspetores da AIEA

Teerã desmente Washington e nega liberação de inspetores da AIEA

ocrente 1782157751
Spread the love

Agências estatais do Irã refutaram nesta segunda-feira (22/06/2026) a declaração do vice-presidente dos Estados Unidos, J. D. Vance, de que Teerã teria autorizado a entrada de inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em instalações nucleares do país.

Em entrevista à agência oficial Irna, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano, Esmaeil Baghaei, afirmou que a cooperação com a AIEA continua restrita “aos compromissos de salvaguardas” e às resoluções aprovadas pelo Parlamento e pelo Conselho Supremo de Segurança Nacional. Isso significa que as vistorias seguem suspensas, pois uma lei aprovada em 2025 interrompeu a colaboração abrangente com o órgão da ONU.

A agência Tasnim, ligada à Guarda Revolucionária Islâmica, também negou qualquer autorização recente. Segundo o veículo, nenhuma permissão para a presença de inspetores foi confirmada pela equipe de negociação iraniana nem por outras autoridades responsáveis. Qualquer visita, reforçou a Tasnim, dependeria de um “acordo final” que, pela experiência com os EUA, é visto como improvável.

Mais cedo, após o anúncio de Vance, o secretário do Tesouro norte-americano, Scott Bessent, comunicou a suspensão temporária das sanções ao petróleo iraniano, atribuindo a medida a “avanços” nas tratativas para encerrar a guerra entre os dois países.

As conversas foram iniciadas no domingo (21) em Genebra, Suíça, com a meta de concluir um acordo definitivo em até 60 dias. O programa nuclear iraniano é considerado o principal impasse. Vance e representantes iranianos deixaram o país europeu nesta segunda-feira; não há data nem local definidos para a próxima rodada.

Com informações de Gazeta do Povo