Home / Internacional / Equador oficializa saída do sistema Sucre, plataforma criada por Cuba, Venezuela e Nicarágua

Equador oficializa saída do sistema Sucre, plataforma criada por Cuba, Venezuela e Nicarágua

ocrente 1782281059
Spread the love

O Equador deixou oficialmente, nesta terça-feira (23), o Sistema Unitário de Compensação Regional de Pagamentos (Sucre), mecanismo lançado em 2009 por governos de esquerda — entre eles Cuba, Venezuela e Nicarágua — para facilitar transações comerciais sem o uso do dólar.

A retirada foi confirmada pelo presidente Daniel Noboa, de orientação à direita, após a Assembleia Nacional aprovar a desvinculação do país. O Equador havia aderido ao Sucre durante o mandato de Rafael Correa (2007-2017).

Motivos para a saída

De acordo com Noboa e aliados, a permanência no bloco implicava custos sem retorno prático. A deputada governista Lucía Jaramillo afirmou que o sistema ficou associado a suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro. “Em teoria parecia moderno, mas, na prática, foi mais um ato de corrupção do correísmo”, declarou.

Segundo Jaramillo, o Sucre não é usado desde 2019, apesar de o Equador ter aportado mais de US$ 2 milhões em um fundo administrado por um banco venezuelano. Ainda não há esclarecimentos sobre o destino desses recursos.

A parlamentar acrescentou que o empresário colombiano Alex Saab, apontado como operador financeiro do governo de Nicolás Maduro, teria utilizado a plataforma para lavar dinheiro.

Com a decisão, o Equador encerra sua participação no mecanismo e passa a buscar outras alternativas para operações comerciais internacionais.

Com informações de Gazeta do Povo