Brasília — O ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida afirmou, nesta sexta-feira (26), que o governo federal se exime de responsabilidade ao não regulamentar as chamadas “bets”, empresas de apostas esportivas que têm multiplicado a presença em transmissões esportivas.
Em declaração divulgada nas redes sociais, Almeida disse que a crítica dirigida a canais como a Cazé TV, acusados de excesso de publicidade de apostas durante a Copa do Mundo, é “moralismo de ocasião”. Segundo ele, “o alvo deveria ser o Estado brasileiro, que abdica do seu poder regulatório e se recusa a vedar uma atividade lesiva à saúde pública e à economia popular”.
Cazé TV sob investigação
A Cazé TV, plataforma do youtuber Casimiro Miguel, está sendo investigada por supostas irregularidades na divulgação de empresas de apostas. Após a repercussão, o canal publicou nota comprometendo-se a reduzir a quantidade de anúncios das casas de aposta.
Saída do governo e denúncias
Silvio Almeida deixou o governo Lula em 2024, depois de ser alvo de uma acusação de importunação sexual contra a ministra Anielle Franco. O ex-ministro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) e também pela Polícia Federal, mas nega todas as alegações.
Para Almeida, o crescimento do setor de apostas é “resultado de escolhas políticas, não da natureza humana”, reforçando que a responsabilidade cabe ao Executivo e ao Legislativo, que ainda não estabeleceram regras claras para o mercado.
Com informações de Gazeta do Povo