Home / Política / Lula indica Teresa Leitão para chefiar articulação do governo no Senado após saída de Jaques Wagner

Lula indica Teresa Leitão para chefiar articulação do governo no Senado após saída de Jaques Wagner

ocrente 1782398958
Spread the love

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, nesta quinta-feira (25), a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre um dia depois de Jaques Wagner (PT-BA) deixar o cargo após ser citado em investigações sobre o escândalo do Banco Master.

Wagner foi alvo da nona fase da Operação Compliance Zero, deflagrada na semana passada. Segundo a Polícia Federal, há suspeita de que o senador tenha recebido vantagens financeiras para defender, no Congresso, interesses do banqueiro Daniel Vorcaro.

Ao anunciar a substituição em rede social, Lula atribuiu a Leitão a missão de “articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira”, citando como prioridades o fim da escala de trabalho 6 por 1 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.

Os dois textos aguardam deliberação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Alcolumbre rompeu com o Planalto após a tentativa de Lula de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal, mas manifestou solidariedade a Wagner, defendendo a presunção de inocência do colega baiano.

Com a nova liderança, o Planalto tenta destravar a pauta considerada essencial para a estratégia de reeleição de Lula em 2026.

Com informações de Gazeta do Povo