O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou, nesta quinta-feira (25), a senadora Teresa Leitão (PT-PE) como nova líder do governo no Senado. A escolha ocorre um dia depois de Jaques Wagner (PT-BA) deixar o cargo após ser citado em investigações sobre o escândalo do Banco Master.
Wagner foi alvo da nona fase da Operação Compliance Zero, deflagrada na semana passada. Segundo a Polícia Federal, há suspeita de que o senador tenha recebido vantagens financeiras para defender, no Congresso, interesses do banqueiro Daniel Vorcaro.
Ao anunciar a substituição em rede social, Lula atribuiu a Leitão a missão de “articular o debate e a aprovação de projetos de interesse da população brasileira”, citando como prioridades o fim da escala de trabalho 6 por 1 e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública.
Os dois textos aguardam deliberação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Alcolumbre rompeu com o Planalto após a tentativa de Lula de indicar o advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal, mas manifestou solidariedade a Wagner, defendendo a presunção de inocência do colega baiano.
Com a nova liderança, o Planalto tenta destravar a pauta considerada essencial para a estratégia de reeleição de Lula em 2026.
Com informações de Gazeta do Povo