Home / Internacional / FAB traz de volta 13 brasileiros que ficaram presos na Venezuela após terremotos

FAB traz de volta 13 brasileiros que ficaram presos na Venezuela após terremotos

ocrente 1782677049
Spread the love

Brasília — O governo brasileiro repatriou neste domingo (28) um grupo de 13 cidadãos que não conseguiam deixar a Venezuela desde a série de terremotos registrada na quarta-feira (24), tragédia que já contabiliza mais de 1,4 mil mortos.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os viajantes procuraram a Embaixada do Brasil em Caracas depois que o aeroporto da capital foi fechado por danos estruturais, inviabilizando voos comerciais.

O retorno ocorreu em uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião havia pousado no sábado (27) levando 12 toneladas de equipamentos hospitalares, purificadores de água e uma equipe médica enviada para auxiliar no atendimento às vítimas. A volta ao Brasil seria feita sem passageiros e, por isso, foi usada para transportar os 13 brasileiros.

Equipes brasileiras já atuam no resgate

Além da missão humanitária com a FAB, o Brasil mobilizou cerca de 10 toneladas de materiais de apoio, uma caminhonete, 37 bombeiros militares e quatro técnicos de telecomunicações. As equipes estão instaladas em uma base improvisada na região de Los Corales, uma das áreas mais atingidas.

Na quinta-feira (25), o Itamaraty confirmou a morte de dois brasileiros nos terremotos: Romildo Batista de Lima, 69 anos, natural de Uberlândia (MG), e Vanessa Zacarias da Silva, 44 anos, moradora do Distrito Federal.

Os 13 repatriados desembarcaram no Brasil no fim da tarde deste domingo e receberam acompanhamento de autoridades de saúde e assistência consular.

Com informações de Gazeta do Povo