Brasília — O governo brasileiro repatriou neste domingo (28) um grupo de 13 cidadãos que não conseguiam deixar a Venezuela desde a série de terremotos registrada na quarta-feira (24), tragédia que já contabiliza mais de 1,4 mil mortos.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, os viajantes procuraram a Embaixada do Brasil em Caracas depois que o aeroporto da capital foi fechado por danos estruturais, inviabilizando voos comerciais.
O retorno ocorreu em uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB). O avião havia pousado no sábado (27) levando 12 toneladas de equipamentos hospitalares, purificadores de água e uma equipe médica enviada para auxiliar no atendimento às vítimas. A volta ao Brasil seria feita sem passageiros e, por isso, foi usada para transportar os 13 brasileiros.
Equipes brasileiras já atuam no resgate
Além da missão humanitária com a FAB, o Brasil mobilizou cerca de 10 toneladas de materiais de apoio, uma caminhonete, 37 bombeiros militares e quatro técnicos de telecomunicações. As equipes estão instaladas em uma base improvisada na região de Los Corales, uma das áreas mais atingidas.
Na quinta-feira (25), o Itamaraty confirmou a morte de dois brasileiros nos terremotos: Romildo Batista de Lima, 69 anos, natural de Uberlândia (MG), e Vanessa Zacarias da Silva, 44 anos, moradora do Distrito Federal.
Os 13 repatriados desembarcaram no Brasil no fim da tarde deste domingo e receberam acompanhamento de autoridades de saúde e assistência consular.
Com informações de Gazeta do Povo