O Ministério da Defesa da Rússia informou neste domingo (28) que suas tropas assumiram o controle de duas novas localidades no sul da Ucrânia, em meio aos combates que prosseguem na região.
De acordo com comunicado divulgado por Moscou, militares russos conquistaram a aldeia de Pisantsi, na região de Dnipropetrovsk, e Novosilovka, no território vizinho de Zaporizhzhia.
Segundo a nota oficial, a tomada de Pisantsi teria proporcionado às unidades do chamado “grupo oriental” uma posição tática considerada estratégica, enfraquecendo as linhas de defesa ucranianas e abrindo espaço para avanços adicionais em Dnipropetrovsk.
Sobre Novosilovka, o ministério afirmou que as forças ucranianas foram expulsas de posições fortificadas, permitindo, ainda conforme os russos, aumentar a pressão sobre as defesas de Kiev e preparar um possível avanço em direção à cidade de Zaporizhzhia.
O Exército russo já havia relatado no sábado (27) a captura de outra localidade na região de Dnipropetrovsk, ampliando a lista de pontos reivindicados por Moscou nas últimas 48 horas.
Não houve, até o momento, confirmação independente ou reação imediata das autoridades ucranianas às alegações russas.
Com informações de Gazeta do Povo