Home / Economia / Brasil prepara primeira emissão de dívida pública em yuan e envia carta de intenções a Pequim

Brasil prepara primeira emissão de dívida pública em yuan e envia carta de intenções a Pequim

ocrente 1782392666
Spread the love

Pequim, 25 de junho de 2026 – O ministro da Fazenda, Dario Durigan, entregou nesta quinta-feira (25) ao presidente do Banco Popular da China, Pan Gongsheng, uma carta de intenções que abre caminho para o lançamento de títulos da dívida brasileira denominados em yuan.

Segundo Durigan, o plano representa um movimento coordenado entre os países dos Brics para reduzir a dependência do dólar. “Foi uma jogada geopolítica para sinalizar nossa parceria bilateral com a China e, ao mesmo tempo, demonstrar disposição conjunta rumo à desdolarização”, afirmou o ministro em entrevista à agência Reuters.

Captação prevista

A primeira emissão deve buscar pelo menos US$ 735 bilhões, equivalentes a 5 bilhões de yuans. A data de oferta aos investidores ainda não foi definida. De acordo com Durigan, o Tesouro pretende aguardar “o melhor momento de mercado” antes de lançar os papéis.

O ministro lembrou que, recentemente, o Brasil captou 5 bilhões de euros na Europa e, na China, o valor também poderá chegar a até 5 bilhões, dentro do mesmo patamar monetário.

Contexto internacional

A iniciativa ocorre em meio à disputa econômica entre Estados Unidos e China e às ameaças do governo de Donald Trump de aplicar tarifa de 25% sobre produtos brasileiros, justificadas por Washington como reação à tentativa do bloco de “destruir o dólar”.

‘Títulos panda’

Os papéis que o Brasil pretende emitir são conhecidos no mercado como “títulos panda”, mecanismo criado por Pequim para internacionalizar o yuan e desafiar a hegemonia global da moeda norte-americana. Durigan classificou a decisão brasileira como um ato de “soberania”.

O anúncio foi feito durante visita do ministro a Xangai, onde participa do Fórum de Finanças Verdes Brasil-China.

Com informações de Gazeta do Povo