Brasília, 25 jun. 2026 – O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, respondeu nesta quinta-feira (25) a uma publicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na rede social X, na qual o chefe do Executivo brasileiro reconhecia sua vitória e propunha cooperação entre os dois países.
Ao repercutir o texto de Lula, De la Espriella afirmou que Brasil e Colômbia compartilham “problemas comuns e transnacionais” que exigem trabalho conjunto “com respeito e soberania”. Ele ressaltou que seu futuro governo será conduzido sob o lema “liberdade e ordem” e baseado em uma aliança de “extrema coerência”, não de ideologias.
Enfoque na cooperação regional
Na mensagem original, Lula defendeu que a amizade entre as duas nações ultrapassa diferenças políticas e é essencial para enfrentar desafios como a preservação da Amazônia, o combate à pobreza e o enfrentamento do crime organizado. O presidente eleito colombiano concordou com a necessidade de união, lembrando os vínculos culturais, históricos, ambientais e comerciais que aproximam os países.
Credenciais e transição
A troca de mensagens ocorreu no dia em que De la Espriella recebeu do Conselho Nacional Eleitoral suas credenciais que o habilitam formalmente como presidente eleito. A partir desse ato, inicia-se oficialmente o processo de transição de governo em Bogotá.
Promessas de governo
Durante a cerimônia, o futuro mandatário prometeu liderar a “reconstrução” da Colômbia, afirmando que o país foi “saqueado” durante o governo do atual presidente Gustavo Petro, aliado de Lula. De la Espriella também deu prazo de um mês para que grupos guerrilheiros se submetam ao Estado de Direito, descartando concessões similares às tentativas de negociação promovidas pela gestão Petro.
Resultado das urnas e posse
Abelardo de la Espriella venceu o segundo turno com 12,9 milhões de votos (49,66%), contra 12,7 milhões (48,70%) do candidato de esquerda Iván Cepeda, do Pacto Histórico. A posse está marcada para 7 de agosto. Logo no primeiro dia, segundo o presidente eleito, a Colômbia aderirá ao Escudo das Américas, coalizão regional criada pelo então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para combater o crime organizado.
Com a formalização das credenciais e a sinalização de parceria com o Brasil, De la Espriella reforçou que pretende construir pontes na região, mas sempre “em liberdade e ordem”.
Com informações de Gazeta do Povo