Home / Internacional / Trump encerra proteção do Serviço Secreto a Kamala Harris a partir de 1º de setembro

Trump encerra proteção do Serviço Secreto a Kamala Harris a partir de 1º de setembro

ocrente 1756485921
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou o cancelamento da proteção do Serviço Secreto para a ex-vice-presidente Kamala Harris. A decisão foi oficializada em memorando assinado na quinta-feira, 28 de agosto, e entra em vigor em 1º de setembro de 2025.

De acordo com documentos obtidos por veículos como BBC e Politico, o texto determina que o Serviço Secreto “descontinue quaisquer procedimentos de segurança previamente autorizados por memorando executivo, além daqueles exigidos por lei, para a seguinte pessoa, a partir de 1º de setembro de 2025: a ex-vice-presidente Kamala D. Harris”.

Pela legislação norte-americana, ex-presidentes e seus cônjuges recebem proteção vitalícia — regra restabelecida em 2013 após ter sido reduzida para dez anos. Para ex-vice-presidentes, porém, o benefício é limitado a seis meses depois de deixar o cargo, podendo ser prorrogado apenas por decisão do chefe do Executivo.

Kamala Harris teve a escolta ampliada por um ano extra por ordem do então presidente Joe Biden. Essa extensão foi agora revogada por Trump. Fontes do governo informaram à CBS News que uma avaliação de risco recente não apontou motivos para manter a proteção além do período previsto em lei.

Com o término da cobertura oficial, Harris deixará de contar com escolta de agentes em deslocamentos, vigilância permanente em sua residência em Los Angeles e coleta de informações preventivas sobre possíveis ameaças.

Com informações de Gazeta do Povo