Beirute – O Exército de Israel realizou novos bombardeios na região de Nabatieh, no sul do Líbano, na manhã deste sábado (27). A ofensiva ocorreu apenas um dia após a assinatura, em Washington, de um acordo-quadro entre os dois países, mediado pelos Estados Unidos, que prevê a construção de uma paz duradoura.
De acordo com uma porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF), o alvo era “um terrorista que colocava em risco militares israelenses na área”. Já a Agência Nacional de Notícias Libanesa (NNA) informou que um drone israelense atingiu a localidade de Nabatieh al-Fawqa; não há informações oficiais sobre mortos ou feridos.
Detalhes do acordo
O entendimento assinado na sexta-feira (26) estabelece, no artigo 7.º, o direito de Israel e Líbano recorrerem à autodefesa. Também inclui um anexo de segurança — mantido em sigilo — que prevê a expansão gradual do controle das Forças Armadas Libanesas sobre o sul do país, permitindo a retirada progressiva das tropas israelenses.
Reação do Hezbollah
O líder do Hezbollah, Naim Qassem, criticou duramente o pacto, classificando-o como “humilhação, vergonha e renúncia à soberania”. Em comunicado, o dirigente afirmou que o grupo continuará “por todos os meios necessários” pressionando Israel a cumprir integralmente o acordo e se retirar de território libanês. Ele também defendeu a permanência dos combatentes “em campo até expulsar a ocupação”.
Os bombardeios deste sábado elevam a tensão entre os dois vizinhos no momento em que a comunidade internacional busca consolidar o recém-assinado entendimento.
Com informações de Gazeta do Povo