A Nasa lançou às 19h30 desta quarta-feira (1.º) a missão Artemis II, primeiro voo tripulado do foguete Space Launch System (SLS) e da cápsula Orion, batizada pela tripulação de Integrity. O foguete partiu do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, com quatro astronautas a bordo.
O objetivo do voo é realizar um sobrevoo da Lua e retornar à Terra após aproximadamente dez dias, percorrendo cerca de 1,1 milhão de quilômetros. Será a primeira vez em mais de meio século que uma tripulação humana viajará até a vizinhança lunar, etapa essencial para um pouso previsto para 2028.
Arrays solares já em operação
Poucos minutos após a decolagem, controladores de voo em Houston confirmaram a abertura completa das quatro asas de painéis solares do Módulo de Serviço Europeu. Cada asa conta com 15 000 células que convertem luz em eletricidade, possibilitando rotação em dois eixos para acompanhar o Sol. Totalmente estendida, a estrutura confere à nave uma envergadura de cerca de 19 metros.
Próximas manobras orbitais
Antes de deixar a órbita terrestre, a Orion executará a Manobra de Elevação do Perigeu (PRM) e a Manobra de Elevação do Apogeu (ARB), que ampliarão os pontos mais baixo e mais alto de sua órbita. Concluídas essas etapas, a tripulação iniciará demonstrações de operações de proximidade no espaço profundo.
Transmissão ao vivo e coletiva de imprensa
O lançamento foi transmitido em tempo real pelos canais da agência no YouTube, X (antigo Twitter) e Facebook. Após a conclusão das primeiras manobras, a Nasa realizará uma coletiva de imprensa para detalhar o andamento da missão.
Com informações de Gazeta do Povo