Home / Economia / TCU abre inspeção inédita no Banco Central sobre liquidação do Banco Master

TCU abre inspeção inédita no Banco Central sobre liquidação do Banco Master

ocrente 1767373483
Spread the love

Brasília – O Tribunal de Contas da União (TCU) iniciou uma inspeção inédita no Banco Central (BC) para checar os procedimentos que levaram à liquidação extrajudicial do Banco Master, decretada em 18 de novembro de 2025.

A ação foi autorizada pelo ministro Jhonatan de Jesus, relator do processo, após recomendação da área técnica do tribunal. Técnicos do TCU relataram lacunas na documentação encaminhada pela autoridade monetária no último dia 29 – um relatório de 18 páginas que, segundo eles, não incluiu os documentos de suporte da fiscalização realizada na instituição financeira.

Em ofício assinado pelos diretores Ailton de Aquino e Renato Gomes, o BC explicou que esses papéis só poderiam ser consultados presencialmente, em ambiente controlado, em sua sede. O material detalha as etapas de supervisão adotadas até a intervenção no banco comandado por Daniel Vorcaro e aponta novas irregularidades descobertas durante o processo.

O pedido de informações sobre a intervenção foi feito em 18 de dezembro por Jhonatan de Jesus. Dentro do Banco Central, a medida é considerada atípica: a autarquia alega não haver previsão legal para que o TCU realize inspeções desse tipo em um órgão regulador.

De acordo com o presidente do TCU, Vital do Rêgo, a verificação teve início nesta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026. Servidores da corte de contas analisarão diretamente, nas dependências do BC, todos os documentos relativos ao caso. Concluída a coleta de dados, a equipe técnica enviará um relatório ao ministro Jhonatan de Jesus, responsável por decidir os próximos passos.

Com informações de Gazeta do Povo