Home / Internacional / Trump diz que EUA podem intervir no Irã se manifestantes pacíficos forem mortos

Trump diz que EUA podem intervir no Irã se manifestantes pacíficos forem mortos

ocrente 1767365367
Spread the love

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (2) que Washington “está pronto para agir” caso o governo do Irã “atire e mate violentamente manifestantes pacíficos” que protestam contra a deterioração da economia iraniana. A ameaça foi publicada por Trump em sua conta na Truth Social.

Os atos começaram no domingo (28) em Teerã, quando comerciantes saíram às ruas para denunciar a desvalorização da moeda local e a alta nos preços, quadro agravado pelas sanções internacionais e pela participação do país em conflitos, como a guerra de junho contra Israel. A mobilização ganhou força após a adesão de estudantes e se espalhou por outras regiões.

Na quarta-feira (31), confrontos entre manifestantes e forças de segurança tornaram os protestos violentos. Observatórios de direitos humanos informaram na quinta-feira (1º) que pelo menos sete pessoas morreram desde o início das manifestações, descritas pela imprensa internacional como as maiores desde 2022, quando a morte de Mahsa Amini desencadeou uma onda de protestos contra o código de vestimenta obrigatório.

O chefe do Conselho de Segurança Nacional do Irã, Ali Larijani, respondeu no X às declarações de Trump. Segundo ele, a interferência dos Estados Unidos “desestabilizaria toda a região e destruiria os interesses americanos”. Larijani afirmou ainda que Washington “deu início a esse aventureirismo” e que “os EUA devem se preocupar com a segurança de seus soldados”.

Com informações de Gazeta do Povo