São Paulo – O governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) atacou nesta quinta-feira (16/10/2025) a administração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas empresas estatais. Em publicação na rede social X, o ex-ministro da Infraestrutura compartilhou um vídeo com gráfico sobre as perdas financeiras dos Correios e declarou que “as estatais sempre dão prejuízo nos governos do PT”.
“Precisa comentar alguma coisa? O gráfico fala por si. As estatais sempre dão prejuízo nos governos do PT. Eles têm o que eu chamo de desconhecimento detalhado do assunto no que diz respeito à gestão pública. E sabe quem paga a conta? Você, eu e todos os brasileiros”, escreveu o governador.
CPI dos Correios em pauta
A mensagem de Tarcísio ocorre enquanto deputados de oposição se articulam para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar a situação financeira dos Correios, que negociam um empréstimo bilionário para cobrir o déficit acumulado.
Rombo histórico na estatal
Os Correios registram em 2025 o maior prejuízo desde 2016. A companhia, que teve seu último lucro em 2021, enfrenta uma escalada de resultados negativos provocada por aumento de custos operacionais, perda de competitividade, dificuldades de gestão e queda brusca nas remessas internacionais após a implantação da chamada “taxa das blusinhas”, tributo criado pelo governo Lula.
Entre os fatores apontados para o rombo estão:
- redução de cerca de R$ 2,2 bilhões na receita com encomendas vindas do exterior;
- apenas 15 % das agências operando com lucro;
- perda de mercado para empresas privadas de logística;
- denúncias de loteamento de cargos e interferência político-partidária na gestão.
Projeções políticas
Considerado possível candidato à Presidência em 2026, caso a inelegibilidade de Jair Bolsonaro (PL) seja mantida, Tarcísio aproveitou a postagem para reforçar que o Estado de São Paulo “está no caminho certo” sob sua administração.
Com informações de Gazeta do Povo