No último final de semana, a Avenida Paulista, em São Paulo, foi palco de uma manifestação em apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o ato, acessos ao metrô foram depredados, e uma inscrição destacava: “Viva a Revolução”.
O artigo que analisou o evento questiona a validade de uma revolução que defende um governo envolto em escândalos de corrupção. O autor, Alex Pipkin, sugere que, ao contrário do que se esperava de revolucionários que tradicionalmente buscam derrubar regimes, a manifestação brasileira parece ter como objetivo a preservação de um governo em crise.
Pipkin compara a situação brasileira a momentos históricos de revoluções, como a Francesa e a Russa, e critica a nova abordagem onde se luta para manter a corrupção no poder, em vez de combatê-la. Ele descreve uma “revolução da situação”, onde é possível criticar o sistema pela manhã e apoiar seus gestores à tarde.
O autor imagina a rotina dos jovens manifestantes, que, após um dia de protestos contra o capitalismo, retornam para lares confortáveis, onde desfrutam do que chamam de privilégios burgueses, enquanto denunciam a exploração capitalista. Assim, ele aponta uma contradição: a luta por mudanças se dá em um contexto de conforto financeiro que, segundo ele, financia sua própria oposição.
A crítica se estende ao ambiente acadêmico, onde discursos de ruptura social são comuns, mas os privilégios dos que fazem tais demandas permanecem intactos. O autor conclui que, enquanto a revolução promete um futuro promissor, não há clareza sobre como lidar com o presente, que tem sido gerido por anos sob a mesma administração.
Pipkin finaliza sua reflexão lembrando que figuras históricas como Robespierre enfrentaram consequências severas por suas ações, enquanto a “revolução brasileira” encontrou uma estratégia menos arriscada: manter-se no poder, repassando os custos ao povo e mantendo a ilusão de que ainda estão lutando contra privilégios.
Fonte: Revista Oeste.









