Home / Notícias / Mundo Cristão / Ex-embaixador afirma que China difunde tecnologia de repressão religiosa em dezenas de países

Ex-embaixador afirma que China difunde tecnologia de repressão religiosa em dezenas de países

ocrente 1770437966
Spread the love

A China está fornecendo equipamentos de vigilância a regimes autoritários para monitorar e perseguir pessoas de fé em todo o mundo, denunciou o ex-embaixador norte-americano para a Liberdade Religiosa Internacional, Sam Brownback, durante audiência do Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos EUA.

O depoimento ocorreu logo após a Cúpula Internacional sobre Liberdade Religiosa, realizada em Washington. Brownback declarou aos parlamentares que “uma aliança de regimes comunistas, autoritários e totalitários” vê a liberdade religiosa como ameaça direta ao seu poder e, por isso, não poupa esforços para restringi-la.

Segundo o ex-embaixador, Pequim não apenas investe “bilhões de dólares” na repressão interna, como também exporta sistemas avançados de monitoramento e reconhecimento facial. Esses recursos, afirmou, já foram identificados em cerca de 80 países.

“A comunidade de fé se tornou alvo dessa aliança obscura, e a China é a grande articuladora por trás de tudo isso”, afirmou Brownback. Ele acrescentou que o equipamento ajuda ditaduras a se consolidarem e a contestarem a liderança dos Estados Unidos e do Ocidente.

Brownback citou a Nigéria como exemplo de nação que tem buscado ou recebido apoio de Pequim, além de Rússia, Turquia e Arábia Saudita, para ampliar a vigilância sobre grupos religiosos. Para o ex-embaixador, promover a liberdade de culto deve ser prioridade na resposta a ameaças autoritárias e à segurança global.

“É um momento sombrio e sem precedentes”, concluiu Brownback, pedindo que os Estados Unidos e outras “nações amantes da liberdade” enfrentem o desafio.

Com informações de Guiame