Washington – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta quinta-feira (27) que tropas americanas “em breve” passarão a atuar por terra para combater traficantes de drogas ligados à Venezuela.
Durante conversa virtual com integrantes das Forças Armadas, Trump afirmou que a mudança de estratégia se deve à redução do transporte ilícito por rotas marítimas. “Vocês provavelmente já perceberam que as pessoas não querem mais fazer entregas por via marítima, e nós também começaremos a impedi-las por terra. Por terra é mais fácil, mas isso vai começar muito em breve”, disse, segundo a agência Reuters.
Operação naval como ponto de partida
O governo avalia que a operação militar lançada no início de setembro no mar do Caribe e no oceano Pacífico foi bem-sucedida. Desde o início da missão, foram registrados 21 ataques a 22 embarcações suspeitas, resultando em 83 mortes.
Cartel de Los Soles sob mira
Na segunda-feira (24), o Departamento de Estado passou a classificar o Cartel de Los Soles, da Venezuela, como organização terrorista estrangeira. Autoridades americanas afirmam que o chefe do regime venezuelano, Nicolás Maduro, lidera o grupo.
Quatro fontes do governo, ouvidas pela Reuters sob condição de anonimato, disseram que uma nova fase de operações contra a Venezuela deve começar nos próximos dias, possivelmente com ações secretas. Segundo duas dessas autoridades, a derrubada de Maduro está entre as opções analisadas por Washington.
Com informações de Gazeta do Povo