Jerusalém – O Ministério das Relações Exteriores de Israel declarou neste domingo (5.out.2025) que a ativista climática sueca Greta Thunberg e os demais integrantes da flotilha humanitária Global Sumud tiveram seus direitos legais “plenamente respeitados” enquanto permaneceram sob custódia israelense.
Em comunicado publicado na rede social X, a pasta classificou as embarcações como “flotilha Hamas-Sumud” e rebateu denúncias feitas por militantes deportados para a Turquia, que relataram agressões, privação de água e alimentos e maus-tratos contra Thunberg.
“As acusações sobre maus-tratos a Greta Thunberg e aos demais detidos são mentiras descaradas”, afirmou o ministério. Segundo a nota, a própria Thunberg “não apresentou nenhuma queixa às autoridades israelenses” e teria, inclusive, recusado acelerar o processo de deportação, optando por prolongar a estadia sob custódia.
Denúncias de ativistas
No sábado (4.out.2025), participantes da flotilha que chegaram à Turquia disseram ter ficado entre 36 e 40 horas com as mãos amarradas nas costas, sem acesso a comida ou água. Alguns alegaram ter tentado beber água do vaso sanitário. Eles também acusaram forças israelenses de arrastar Greta Thunberg pelo chão e forçá-la a beijar uma bandeira de Israel.
Intercepção em águas internacionais
As três embarcações da Global Sumud, carregadas com ajuda humanitária, foram interceptadas pela Marinha israelense na quinta (2.out) e na sexta-feira (3.out) a cerca de 70 milhas náuticas da costa da Faixa de Gaza, em águas internacionais. Israel mantém patrulhas regulares na área, embora sem jurisdição legal reconhecida. As Forças de Defesa de Israel justificaram a operação dizendo que os barcos se dirigiam a “uma zona de combate ativa”.
Após a interceptação, os ativistas foram levados a portos israelenses e submetidos a processos de deportação.
Até o momento, não há confirmação independente sobre as condições de detenção relatadas pelos militantes ou sobre eventuais investigações das autoridades israelenses.
Com informações de Gazeta do Povo