Home / Internacional / Casa Branca sanciona Rosneft e Lukoil e cobra trégua imediata na guerra da Ucrânia

Casa Branca sanciona Rosneft e Lukoil e cobra trégua imediata na guerra da Ucrânia

ocrente 1761170733
Spread the love

Washington – O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (22) novas sanções contra as maiores petroleiras da Rússia, a Rosneft e a Lukoil, pressionando Moscou a aceitar um cessar-fogo imediato na Ucrânia.

De acordo com comunicado do Departamento do Tesouro, a medida entra em vigor imediatamente e atinge todos os bens e transações das duas companhias e de suas subsidiárias com participação superior a 50%, dentro e fora da Rússia.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou que “agora é hora de parar a matança” e que, diante da recusa do presidente Vladimir Putin em encerrar o conflito iniciado em 2022, Washington decidiu mirar “as empresas que financiam a máquina de guerra do Kremlin”.

Alcance das restrições

Entre as subsidiárias afetadas estão Bashneft, Vankorneft, RN Tuapse Oil Refinery, Lukoil Perm e Lukoil Kaliningradmorneft. Todas passam a ter ativos bloqueados em território norte-americano e ficam proibidas de realizar negócios com cidadãos ou empresas dos EUA.

As sanções foram aplicadas sob a autoridade da Ordem Executiva 14024, que prevê punições a indivíduos e entidades que atuem nos setores energético e militar da economia russa.

Atenção a bancos estrangeiros

O Tesouro alertou que instituições financeiras de outros países que “conduzam ou facilitem transações significativas” com o setor militar-industrial russo ou com entidades sancionadas podem sofrer medidas semelhantes.

Bessent destacou que o objetivo não é “punir por punir”, mas incentivar “mudança positiva de comportamento”. O comunicado lembra que há um procedimento legal para remoção de nomes da lista de bloqueio caso sejam atendidas as condições impostas por Washington.

Estratégia de pressão

As sanções integram a política da Casa Branca de intensificar a pressão econômica sobre Moscou enquanto continua a fornecer apoio militar a Kiev. Desde sua volta ao governo, Trump tem tentado combinar canais diplomáticos e medidas coercitivas para encerrar o conflito, sem oferecer concessões unilaterais à Rússia.

O Departamento do Tesouro concluiu que os EUA “usarão todas as autoridades legais disponíveis” para apoiar “um processo de paz duradouro” na Ucrânia.

Com informações de Gazeta do Povo