Home / Internacional / Colômbia ingressará no Escudo das Américas em 7 de agosto, anuncia presidente eleito

Colômbia ingressará no Escudo das Américas em 7 de agosto, anuncia presidente eleito

ocrente 1782301753
Spread the love

Barranquilla — O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, confirmou nesta terça-feira (23) que o país aderirá ao plano de segurança regional Escudo das Américas no dia 7 de agosto, data de sua posse.

O anúncio foi feito na rede social X em resposta a uma mensagem de felicitação enviada pelo secretário da Guerra dos Estados Unidos, Pete Hegseth, pela vitória obtida no segundo turno da eleição presidencial de domingo (21), quando Espriella derrotou o candidato de esquerda Iván Cepeda.

“A partir de 7 de agosto, a Colômbia fará parte do Escudo das Américas. A Colômbia não será mais governada por uma administração complacente com o narcoterrorismo; passaremos a combatê-lo como deve ser. Firme pela Pátria!”, escreveu o líder eleito.

Plano criado pelo governo Trump

Lançado em março pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o Escudo das Américas é uma coalizão destinada a combater o crime organizado na região. Integram a iniciativa, até o momento, governos de orientação direitista, como Argentina, Chile, Equador e El Salvador. Países administrados pela esquerda, entre eles Brasil, Guatemala e México, não aderiram.

Promessas de campanha

Durante a corrida eleitoral, Espriella — declarado aliado de Trump — prometeu endurecer o combate às organizações criminosas e às guerrilhas. Entre as propostas estão o fim das negociações de paz conduzidas pelo atual presidente Gustavo Petro e a construção de dez prisões de segurança máxima inspiradas no modelo adotado por Nayib Bukele em El Salvador.

Espriella assume a Presidência colombiana em 7 de agosto, data em que deverá formalizar a entrada do país no tratado de segurança.

Com informações de Gazeta do Povo