Durante uma conversa com um amigo da faculdade de teologia, fui questionado: “Por que você não é católico?”. A indagação fez-me refletir sobre meu percurso religioso. Desde pequeno, frequentei missas com meu pai aos sábados e cultos em uma igreja batista aos domingos. Com o tempo, optei pelo protestantismo, atraído pela sua teologia, mesmo admirando o Papa Leão XIV, não concordo com a primazia papal.
Atualmente, sou membro da Otter Creek Church, em Nashville, e tenho notado que muitos conhecidos evangélicos estão considerando a conversão ao catolicismo ou à ortodoxia oriental. Alguns buscam uma fé mais “rigorosa” que os distancie do cristianismo cultural de suas infâncias. Um exemplo é uma amiga que se converteu ao catolicismo em busca de uma tradição histórica que a confortasse em tempos de polarização política.
Essas discussões me levaram a reavaliar minha própria posição dentro do protestantismo. Um fator inesperado que me ajudou nesse processo foi um monge ortodoxo chamado Mark. Conheci suas ideias em um texto monástico chamado “A Filocalia”, que reúne obras de autores ortodoxos dos séculos IV ao XV. Mark, um asceta que viveu nos desertos palestinos e egípcios, escreveu sobre a graça não merecida na salvação, desafiando ideias de que as boas obras poderiam garantir o céu.
Em seu trabalho “Sobre Aqueles que Pensam que São Justificados pelas Obras”, Mark enfatiza que a salvação é um presente, não um prêmio. Ele argumenta que, embora as obras sejam importantes, elas não são o que garantem o Reino dos Céus. A salvação é um dom da graça de Cristo, que é o único responsável por conceder a filiação divina.
Mark também aborda a cooperação entre a graça divina e a vontade humana, um conceito que contrasta com a visão de alguns reformadores que defendem que somente Deus pode conceder a salvação. Essa perspectiva ressoou em mim, reforçando minha compreensão sobre a importância da graça em minha própria fé.
Embora não tenha me convertido à ortodoxia, as reflexões de Mark tornaram-me mais ecumênico e compreensivo em relação aos meus irmãos católicos e ortodoxos. A busca por unidade na Igreja não precisa ser um conflito com as convicções pessoais. Ao revisitar as fontes primárias, percebi que minha crença na “sola gratia” é confirmada por uma longa tradição que ultrapassa o protestantismo.
Por fim, ao observar amigos que se convertem ao catolicismo ou à ortodoxia, percebo que suas motivações são sinceras. No entanto, convido aqueles que consideram essa mudança a refletir: estão deixando o protestantismo por falta de conteúdo ou por uma versão superficial dele? A busca pela verdade deve ser feita com um coração aberto, explorando as ricas tradições cristãs.
Fonte: Christianity Today.









