Home / Política / Moraes desconsidera alerta da PF sobre sigilo de fonte de jornalista no Maranhão

Moraes desconsidera alerta da PF sobre sigilo de fonte de jornalista no Maranhão

video moraes jatinho ligado vorcaro scaled
Spread the love

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, tomou a decisão de incluir no inquérito da Polícia Federal (PF) mensagens que poderiam revelar a identidade de uma fonte do jornalista maranhense Luís Pablo Almeida, mesmo após receber um alerta da PF sobre o risco de violação do sigilo da fonte, uma proteção garantida pela Constituição.

A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada pela Gazeta do Povo. O caso ganhou destaque em agosto de 2026, quando Moraes autorizou operações de busca e apreensão contra indivíduos identificados como possíveis informantes do jornalista. Essa ação foi parte de uma investigação sobre alegações de perseguição ao ministro Flávio Dino, em decorrência de reportagens que investigavam o uso de veículos oficiais do Tribunal de Justiça do Maranhão por membros da família do magistrado.

No dia 8 de abril, um delegado da PF comunicou a Moraes que optou por não anexar ao inquérito um relatório que continha conversas capazes de identificar a fonte do jornalista, baseando sua decisão no artigo 5º, inciso XIV da Constituição, que garante o sigilo das fontes no exercício da atividade jornalística. O delegado destacou que as mensagens poderiam identificar quem havia enviado fotografias, vídeos e informações sobre os veículos citados nas reportagens.

Apesar da advertência, Moraes ordenou que a PF incluísse as informações no processo em 48 horas. Embora tenha reconhecido a importância da proteção ao sigilo da fonte para a liberdade de imprensa, o ministro argumentou que havia indícios de crime de perseguição, conforme previsto no artigo 147-A do Código Penal, e que as provas deveriam ser analisadas judicialmente.

Em 3 de agosto de 2026, Moraes autorizou a PF a realizar buscas em endereços de Raimundo Cutrim, ex-secretário de Segurança Pública do Maranhão, e de um advogado, ambos supostamente relacionados à investigação. A PF identificou Cutrim como a pessoa que teria fornecido informações ao jornalista sobre as atividades de Flávio Dino e sua família.

A investigação também avaliou uma transferência de R$ 100 mil que estaria ligada à aquisição de um imóvel rural pelo jornalista. O dinheiro foi depositado por um advogado na conta de outra pessoa, mas a PF não conseguiu comprovar que o pagamento tinha a finalidade de financiar reportagens contra Dino.

Ainda não havia evidências concretas que ligassem o jornalista a práticas de perseguição. Os elementos coletados indicavam que ele havia recebido informações de uma fonte, mas não demonstravam que ele havia seguido os veículos com a intenção de intimidar ou constranger o ministro.

Em setembro de 2026, Luís Pablo requereu ao STF o arquivamento das investigações. A defesa argumentou que sua inclusão no inquérito apresentava um vício de origem e que a garantia constitucional à liberdade de imprensa e ao sigilo da fonte deveria ser levada em consideração.

A decisão de Moraes de investigar os informantes do jornalista gerou críticas de advogados e entidades jornalísticas, que argumentaram que tal abordagem poderia comprometer a liberdade de imprensa. O advogado de Cutrim denunciou a medida como uma grave ameaça ao sigilo dos jornalistas.

Moraes, por sua vez, defendeu a liberdade de imprensa, mas afirmou que a proteção ao sigilo da fonte não deve servir como escudo para práticas criminosas. A assessoria de Flávio Dino negou qualquer irregularidade no uso dos veículos oficiais e alegou que havia medidas de segurança para proteger o ministro e sua família durante visitas ao Maranhão.

Fonte: Gazeta Do Povo.