Home / Política / Tarcísio pressiona por reunião entre Lula e Trump para pôr fim às novas tarifas dos EUA

Tarcísio pressiona por reunião entre Lula e Trump para pôr fim às novas tarifas dos EUA

ocrente 1758900736
Spread the love

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (24) que espera um encontro direto entre o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e o chefe da Casa Branca, Donald Trump, para tratar do pacote de sobretaxas aplicado pelos Estados Unidos a produtos nacionais.

“O que eu espero é que ambos sentem para conversar, porque o interesse nacional está em jogo”, declarou o governador durante cerimônia de entrega de moradias em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Segundo ele, o setor de café, a produção de proteína animal, a indústria de máquinas e equipamentos e pequenos produtores já sentem o impacto das novas tarifas.

Tarcísio argumentou que as medidas prejudicam as duas economias. “Isso não é bom para os Estados Unidos, não é bom para o Brasil. O que esperamos é que os líderes das maiores economias das Américas sentem, conversem, negociem e resolvam esse problema”, disse.

Na véspera, ao comentar o aceno de Trump a Lula durante a Assembleia-Geral da ONU, o governador já havia defendido a via diplomática como solução para o impasse comercial. Ele reiterou que “é o caminho da negociação que vai resolver esse problema de tarifa”.

De acordo com o cronograma divulgado pelo Palácio do Planalto, Lula e Trump devem se reunir na próxima semana para discutir as sanções impostas aos produtos brasileiros. Em discurso na ONU, o presidente dos EUA afirmou ter tido “excelente química” com o líder brasileiro, o que, na avaliação do governo, pode facilitar um entendimento.

Com informações de Direita Online