Home / Política / Em Nova York, Lula trata de data centers no Ceará e regulação de redes com CEO do TikTok

Em Nova York, Lula trata de data centers no Ceará e regulação de redes com CEO do TikTok

ocrente 1758610104
Spread the love

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve, nesta segunda-feira (22), seu primeiro encontro com o diretor-executivo do TikTok, Shou Zi Chew, em Nova York. A reunião, solicitada pelo executivo chinês, durou cerca de 30 minutos e girou em torno da regulação das grandes plataformas digitais e da instalação de data centers no Brasil.

No início da conversa participaram a primeira-dama Janja Lula da Silva; o ministro da Educação, Camilo Santana; e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Segundo apuração do portal Poder360, o chefe da rede social confirmou o interesse em construir centros de processamento de dados no Ceará, mas não mencionou cifras.

Em maio, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, estimou em R$ 50 bilhões o investimento necessário para um complexo da plataforma chinesa no estado nordestino. Durante o encontro em Nova York, representantes da delegação brasileira também apresentaram a lei que combate a “adultização” de crianças nas redes sociais, sancionada na semana passada. Um emissário do TikTok concordou com a necessidade de regras específicas para o uso por menores de idade.

A cobrança feita por Janja sobre a regulação da plataforma, durante viagem de Lula à China em maio, não foi mencionada na nova rodada de conversas. Na ocasião, a primeira-dama alegou que o algoritmo do aplicativo favorecia conteúdos de direita e citou episódios de violência contra mulheres e crianças; o presidente defendeu publicamente seu posicionamento.

Esta foi a primeira vez que Lula se reuniu presencialmente com dirigentes do TikTok, controlado pela chinesa ByteDance. O chefe do Executivo está em Nova York para abrir, nesta terça-feira (23), a Assembleia-Geral das Nações Unidas.

Com informações de Gazeta do Povo