Home / Política / Ucrânia mantém embaixada no Brasil sem embaixador em meio a atrito com Lula

Ucrânia mantém embaixada no Brasil sem embaixador em meio a atrito com Lula

A chancelaria da Ucrânia confirmou nesta segunda-feira (21) que o presidente Volodymyr Zelensky decidiu não nomear, por enquanto, um novo embaixador para a representação em Brasília. A decisão ocorre em meio a um período de tensão diplomática com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Desde o início do terceiro mandato de Lula, Kiev demonstra desconforto com declarações e gestos do chefe do Executivo brasileiro considerados simpáticos ao Kremlin. O clima piorou após a visita de Lula a Moscou, em maio, durante comemorações militares russas.

Na mesma época, o governo ucraniano recusou ao menos duas tentativas de contato telefônico de Lula com Zelensky. Diplomatas em Kiev classificaram a iniciativa brasileira como “cínica”, interpretando-a como mais um sinal de proximidade com o presidente Vladimir Putin.

A embaixada ucraniana está sem titular desde o início de junho, quando o então embaixador Andrii Melnyk deixou o cargo para assumir uma função na Organização das Nações Unidas (ONU). A permanência do posto em aberto é vista no meio diplomático como manifestação de desagrado em relação ao Brasil.

Paralelamente, o governo de Zelensky anunciou nesta segunda-feira a nomeação de 16 novos embaixadores e a abertura de quatro representações na América Latina: Equador, Panamá, República Dominicana e Uruguai.

Não há previsão sobre quando o cargo de embaixador em Brasília será preenchido.

Com informações de Direita Online

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *