Home / Internacional / Senador dos EUA afirma que Trump planeja tarifa de 100% contra o Brasil por importar petróleo da Rússia

Senador dos EUA afirma que Trump planeja tarifa de 100% contra o Brasil por importar petróleo da Rússia

Brasília, 20 jan. 2026 – O senador republicano Lindsey Graham, presidente da Comissão de Orçamento do Senado dos Estados Unidos, declarou neste domingo (20) à emissora Fox News que o ex-presidente Donald Trump estuda aplicar uma tarifa de 100% sobre o Brasil devido à compra de petróleo com desconto da Rússia.

Graham explicou que a medida faz parte de um plano mais amplo para pressionar economicamente países que, ao adquirirem combustível russo, contribuiriam para o financiamento da guerra na Ucrânia. “Trump vai impor tarifas a quem comprar petróleo russo”, disse o parlamentar, citando China, Índia e Brasil como responsáveis por cerca de 80% dessas importações.

O senador afirmou que a sanção pretendida obrigaria esses países a escolher entre manter relações comerciais com os Estados Unidos ou continuar comprando petróleo de Moscou. “Eles terão de optar entre a economia norte-americana ou ajudar Putin, e acredito que escolherão a economia norte-americana”, declarou.

Graham também criticou o presidente russo, Vladimir Putin, ao lembrar que a Rússia seria responsável por quebrar o compromisso de respeitar a soberania da Ucrânia após a entrega de 1,7 mil armas nucleares pelo país na década de 1990. “Putin não vai parar até que alguém o faça parar”, afirmou.

Ao comentar o papel de Trump no partido Republicano, o senador disse que o ex-presidente tem sido decisivo para a agenda externa e econômica da legenda no Congresso. “O que realizamos em seis meses sob Trump é histórico”, avaliou.

Graham encerrou a entrevista com novo recado aos parceiros comerciais de Moscou: “Se continuarem comprando petróleo russo barato e permitindo que essa guerra prossiga, aplicaremos tarifas pesadas para esmagar suas economias. Esse dinheiro é dinheiro de sangue”.

Com informações de Revista Oeste