O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (5) que “provavelmente” não concorrerá a um terceiro mandato. A afirmação foi feita durante entrevista à emissora CNBC.
Questionado sobre a possibilidade de disputar novamente a Casa Branca, o republicano respondeu: “Não, provavelmente não”. Na sequência, acrescentou que gostaria de participar de outra corrida presidencial porque, segundo ele, possui “os melhores índices de aprovação” desde que assumiu o cargo.
Apesar da declaração, apoiadores do presidente continuam a sugerir a ideia de uma nova candidatura. Em abril, ao completar 100 dias do segundo mandato, lojas de produtos oficiais começaram a vender itens que fazem referência a um eventual terceiro mandato.
A Constituição dos Estados Unidos, por meio da 22ª Emenda aprovada em 1951, limita a dois os mandatos presidenciais, mesmo que não sejam consecutivos. Em março, Trump comentou haver “brechas” discutidas publicamente, mas afirmou não acreditar em utilizá-las e disse estar “sendo inundado por solicitações” para permanecer no cargo.

Imagem: Samuel Corum via gazetadopovo.com.br
Trump tomou posse pela segunda vez em janeiro de 2025. Na ocasião, tornou-se o presidente mais velho a assumir o posto, com 78 anos e 220 dias, superando o recorde do democrata Joe Biden, empossado em 2021 aos 78 anos e 61 dias.
Com informações de Gazeta do Povo