Home / Internacional / Trump pede renúncia do CEO da Intel por ligações empresariais com a China

Trump pede renúncia do CEO da Intel por ligações empresariais com a China

rss featured 16123 1754594849
Spread the love

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigiu nesta quinta-feira, 7 de agosto de 2025, a saída imediata de Lip-Bu Tan do comando da Intel, alegando conflito de interesses devido a investimentos do executivo em empresas chinesas.

“O CEO da Intel está numa situação de grande conflito e deve renunciar imediatamente. Não há outra solução para este problema”, escreveu Trump na rede social Truth Social.

Tan, nascido na Malásia e naturalizado norte-americano, assumiu o cargo de diretor-executivo da Intel em março. Em abril, uma investigação da agência Reuters apontou que ele investiu pelo menos US$ 200 milhões em centenas de companhias chinesas de tecnologia avançada e semicondutores, algumas delas associadas às forças armadas da China.

Na quarta-feira (6), o senador republicano Tom Cotton enviou carta ao presidente do conselho da Intel questionando os vínculos de Tan com essas empresas e mencionando um processo criminal envolvendo a Cadence Design Systems, companhia que o executivo comandou entre 2008 e 2021.

Segundo a Reuters, a Cadence forneceu software de design de chips a uma universidade militar chinesa supostamente envolvida em simulações de explosões nucleares. Em julho, a empresa acertou com o Departamento de Justiça dos EUA a admissão de culpa relacionada a essas vendas e concordou em pagar multa de aproximadamente US$ 140 milhões.

Trump pede renúncia do CEO da Intel por ligações empresariais com a China - Imagem do artigo original

Imagem: JOHN G. MABANGLO via gazetadopovo.com.br

Até o momento, nem Lip-Bu Tan nem a Intel comentaram as declarações de Donald Trump.

Com informações de Gazeta do Povo