Washington (EUA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (11) de agosto de 2025 que o governo federal assumirá o comando da polícia de Washington D.C. e mobilizará a Guarda Nacional para conter a escalada de crimes na capital norte-americana.
Durante coletiva na Casa Branca, o republicano exibiu uma tabela de homicídios que apontava taxa de 41 mortes por 100 mil habitantes em Washington e de 13 por 100 mil em Brasília. “Olha só isso. Bagdá, a nossa [taxa] é o dobro de Bagdá. Cidade do Panamá, Brasília, San José, Bogotá, Cidade do México, Lima. Drogas pesadas”, declarou, questionando em seguida: “Você quer morar em lugares assim? Acho que não”.
Trump afirmou que, segundo a lista apresentada, Washington seria “a número um que conseguimos encontrar em qualquer lugar do mundo”. Ele também criticou a cobertura da imprensa, dizendo que jornalistas deveriam “escrever corretamente” sobre os índices de violência.
Dados defasados
As estatísticas citadas pelo presidente não correspondem aos números mais recentes. O Atlas da Violência 2025 informa que a taxa de 13 homicídios por 100 mil habitantes em Brasília refere-se a 2021; em 2024, o índice caiu para 11.
Quanto a Washington, comunicado da própria Casa Branca sobre a intervenção direciona para estudo do Centro de Iniciativas de Segurança Pública do Instituto de Tecnologia de Rochester (RIT). O levantamento indica 39,4 assassinatos por 100 mil habitantes em 2023, reduzindo-se para 27,3 no ano passado.

Imagem: WILL OLIVER via gazetadopovo.com.br
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que a violência se torna endêmica quando a taxa anual ultrapassa dez homicídios por 100 mil habitantes.
Com informações de Gazeta do Povo