Home / Internacional / Trump afirma existir “fome de verdade” em Gaza e diverge de Netanyahu

Trump afirma existir “fome de verdade” em Gaza e diverge de Netanyahu

rss featured 14436 1753727586

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (28) que há uma crise de fome “de verdade” na Faixa de Gaza, contrariando o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. A declaração foi feita durante visita de quatro dias à Escócia, informou a CNN.

“Eu vejo, e não dá para fingir”, disse Trump, acrescentando que Washington “vai se envolver ainda mais” na região. O presidente atribuiu principalmente ao Hamas o atraso na distribuição de ajuda humanitária, mas reconheceu que Israel “tem muita responsabilidade” pela situação.

Trump afirmou que pretende criar centros de distribuição de alimentos em Gaza “sem barreiras, sem cercas”. Segundo ele, os Estados Unidos já arrecadaram “trilhões de dólares” e outras nações estariam dispostas a contribuir com os recursos necessários.

No fim de semana, Netanyahu publicou um vídeo na rede X (antigo Twitter) negando a existência de crise alimentar no território palestino. “Não há fome em Gaza, não há política de fome em Gaza”, declarou o premiê israelense. Tanto Israel quanto os EUA culpam o Hamas por atrasos e desvios na entrega de suprimentos.

Na sexta-feira (25), veículos de imprensa dos EUA revelaram que um relatório da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) não encontrou evidências de roubo em massa de ajuda humanitária pelo Hamas.

Trump afirma existir “fome de verdade” em Gaza e diverge de Netanyahu - Imagem do artigo original

Imagem: TOLGA AKMEN via gazetadopovo.com.br

Autoridades do Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo, alegam que a escassez de alimentos já provocou várias mortes recentes no enclave.

Com informações de Gazeta do Povo