O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (1º) que ordenou o envio de dois submarinos nucleares para “regiões apropriadas” depois de considerar “altamente provocativas” as declarações do ex-presidente russo Dmitry Medvedev, atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia.
Em publicação na rede social Truth Social, Trump afirmou ter tomado a medida “caso essas palavras tolas e inflamadas sejam mais do que apenas isso”. O republicano ressaltou que “palavras são muito importantes e muitas vezes podem levar a consequências indesejadas”.
No início da semana, Medvedev criticou o último ultimato apresentado por Trump para que Moscou encerrasse a ofensiva na Ucrânia. Pelo X (antigo Twitter), o político russo afirmou que “cada novo ultimato é um passo em direção à guerra” entre Rússia e Estados Unidos, e que “a Rússia não é Israel nem o Irã”.
Trump estabeleceu um novo prazo de dez dias para que o presidente Vladimir Putin negocie o fim do conflito. Também pelo X, o líder norte-americano declarou que quase 20 mil militares russos morreram na guerra apenas em julho, elevando o total de 2025 para aproximadamente 112,5 mil. Segundo ele, a Ucrânia perdeu cerca de 8 mil soldados desde 1º de janeiro, número que não inclui desaparecidos.

Imagem: Isabella de Paula via gazetadopovo.com.br
O deslocamento dos submarinos não teve seus locais detalhados publicamente. A Casa Branca também não informou se outras forças foram colocadas em alerta.
Com informações de Gazeta do Povo