O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira, 28 de julho de 2025, que o líder russo Vladimir Putin tem “10 ou 12 dias” para aceitar um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia. A declaração foi feita no resort de golfe de Turnberry, na Escócia, durante entrevista a repórteres na presença do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.
“Vou estabelecer um novo prazo de cerca de 10 ou 12 dias a partir de hoje. Não há razão para esperar. Não estamos vendo nenhum progresso”, afirmou Trump.
Minutos antes, na entrada do resort, o presidente norte-americano disse estar “decepcionado” com Putin. Segundo Trump, após “quatro ou cinco” conversas diretas, o Kremlin voltou a lançar ataques contra cidades ucranianas, como Kiev, resultando em vítimas civis.
Trump lembrou que o prazo original de 50 dias, anunciado em 14 de julho e iniciado em 22 de julho, foi reduzido porque, nas suas palavras, “já sei a resposta para o que vai acontecer”.
Em Kiev, o chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andrii Yermak, agradeceu a Trump por encurtar o período concedido a Moscou. “Putin só respeita o poder”, escreveu Yermak na rede social X, classificando a mensagem do presidente dos EUA como “forte e clara”.

Imagem: Agência EFE via gazetadopovo.com.br
As delegações de Rússia e Ucrânia retomaram as conversas em 23 de julho, em Istambul. O Kremlin informou nesta segunda-feira que propôs a criação de grupos de trabalho virtuais, proposta ainda sem resposta de Kiev.
Com informações de Gazeta do Povo