Home / Internacional / Trump afirma que presidente do Fed deixará o cargo em oito meses e critica atuação política

Trump afirma que presidente do Fed deixará o cargo em oito meses e critica atuação política

rss featured 13876 1753215526

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (22) que Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), deixará a função dentro de oito meses. Durante encontro na Casa Branca com o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr., Trump acusou Powell de agir por motivações políticas e chamou-o de “idiota que faz um péssimo trabalho”.

“Acho que ele fez um péssimo trabalho, mas, de qualquer forma, sairá em breve. Em oito meses, ele sairá”, disse o republicano a jornalistas.

Não ficou claro o motivo do prazo citado por Trump. O mandato atual de Powell termina em 15 de maio, enquanto o período mencionado pelo presidente se encerra por volta de meados de março. Powell tem reiterado que pretende cumprir o mandato até o fim.

Trump também afirmou que a economia norte-americana “está tão forte agora, superando tudo” e batendo recordes. Contudo, alegou que os juros elevados dificultam a compra da casa própria: “As pessoas não conseguem comprar uma casa porque esse cara mantém os juros muito altos e provavelmente faz isso por motivos políticos”.

Analistas do mercado financeiro preveem que a taxa básica de juros dos Estados Unidos seja mantida entre 4,25% e 4,50% na reunião do Fed marcada para a próxima semana.

Antes das declarações desta terça-feira, Trump já pressionava o presidente do banco central. Em maio, durante reunião na Casa Branca, disse a Powell que a decisão de não reduzir os juros era “um erro”. O presidente chegou a cogitar demitir o chefe do Fed, mas depois recuou.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *