Washington (EUA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (1º) a demissão de Erika McEntarfer, comissária do Bureau of Labor Statistics (BLS), órgão responsável pelas estatísticas trabalhistas do país.
Em mensagem publicada na rede Truth Social, o presidente acusou a economista — indicada pelo ex-presidente Joe Biden — de “falsificar” números de emprego antes da eleição de 2024 para favorecer a então candidata democrata Kamala Harris. “Ordenei que minha equipe dispense essa indicada política de Biden imediatamente. Ela será substituída por alguém mais competente e qualificado. Esses números precisam ser justos e precisos; não podem ser manipulados para fins políticos”, escreveu Trump.
A decisão ocorreu poucas horas depois de o BLS divulgar o relatório de julho, que apontou criação líquida de apenas 73 mil postos de trabalho no mês. O documento também revisou para baixo os resultados de maio e junho, somando 258 mil vagas a menos do que o informado anteriormente.
Segundo a rede CNN, os dados de maio a julho representam o ritmo mais fraco de contratações para um período de três meses desde 2020, durante a pandemia de Covid-19.

Imagem: ERIC LEE via gazetadopovo.com.br
Até o momento, Erika McEntarfer não se pronunciou sobre as acusações ou sobre a demissão.
Com informações de Gazeta do Povo