Home / Internacional / Trump ameaça taxar em até 20% importações de países sem acordo com os EUA

Trump ameaça taxar em até 20% importações de países sem acordo com os EUA

rss featured 14487 1753740928

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, informou nesta segunda-feira (28) que pretende aplicar uma tarifa geral de 15% a 20% sobre produtos de nações que não firmarem acordo comercial com Washington até sexta-feira (1.º). O anúncio foi feito em Turnberry, na Escócia, durante encontro com o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer.

“Para o mundo, diria que ficará entre 15% e 20%… Só quero ser gentil”, declarou Trump a jornalistas. “Vamos estabelecer uma tarifa essencialmente para o resto do mundo, e é isso que eles vão pagar se quiserem fazer negócios nos Estados Unidos, porque não podemos sentar e fechar 200 acordos”, acrescentou, de acordo com a CNBC.

Se entrar em vigor, o percentual citado por Trump será inferior à sobretaxa de 50% que ele prometeu aplicar às importações brasileiras a partir de 1.º de agosto, conforme carta enviada em 9 de julho ao governo Lula.

O presidente não mencionou possíveis exceções. Na sexta-feira (25), porém, a agência Bloomberg noticiou que a Casa Branca prepara uma declaração de emergência para sustentar juridicamente a tarifa de 50% contra o Brasil, já que os Estados Unidos registram superávit comercial com o país sul-americano.

Trump ameaça taxar em até 20% importações de países sem acordo com os EUA - Imagem do artigo original

Imagem: TOLGA AKMEN via gazetadopovo.com.br

Desde o chamado “Dia da Libertação”, em 2 de abril, quando Trump anunciou sobretaxas sobre a maioria dos parceiros comerciais, poucos governos fecharam acordos com Washington. Nos últimos dias foram confirmados entendimentos com Japão (tarifa de 15%), Filipinas, Indonésia (ambas com 19%) e União Europeia (15%).

Com informações de Gazeta do Povo