Home / Internacional / Trump afirma que decisão de Macron sobre Estado palestino “não mudará nada”

Trump afirma que decisão de Macron sobre Estado palestino “não mudará nada”

rss featured 14140 1753460980

Washington, 25 de julho de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (25) que a iniciativa anunciada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, de reconhecer formalmente um Estado palestino não terá efeito prático sobre o conflito no Oriente Médio.

“O que ele disser não importa. Não vai mudar nada”, afirmou Trump a repórteres reunidos no jardim da Casa Branca, pouco antes de embarcar para a Escócia. Segundo o republicano, Macron é “um bom cara” e “jogador de equipe”, mas sua declaração “não tem peso”.

Anúncio francês

Na quinta-feira (24), Macron enviou carta ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, informando que a França pretende oficializar o reconhecimento do Estado palestino durante a Assembleia Geral da ONU, marcada para setembro.

Reação em Washington

Horas depois do anúncio francês, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, criticou a decisão. Em publicação na rede social X, Rubio classificou o plano como “irresponsável”, disse que ele “serve à propaganda do Hamas” e o considerou “um retrocesso para a paz” e “um tapa na cara das vítimas de 7 de outubro”.

Trump afirma que decisão de Macron sobre Estado palestino “não mudará nada” - Imagem do artigo original

Imagem: Agência EFE via gazetadopovo.com.br

A Casa Branca não informou se Trump pretende discutir o tema com líderes europeus antes da reunião da ONU.

Com informações de Gazeta do Povo