Washington, 25 de julho de 2025 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta sexta-feira (25) que a iniciativa anunciada pelo presidente da França, Emmanuel Macron, de reconhecer formalmente um Estado palestino não terá efeito prático sobre o conflito no Oriente Médio.
“O que ele disser não importa. Não vai mudar nada”, afirmou Trump a repórteres reunidos no jardim da Casa Branca, pouco antes de embarcar para a Escócia. Segundo o republicano, Macron é “um bom cara” e “jogador de equipe”, mas sua declaração “não tem peso”.
Anúncio francês
Na quinta-feira (24), Macron enviou carta ao presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, informando que a França pretende oficializar o reconhecimento do Estado palestino durante a Assembleia Geral da ONU, marcada para setembro.
Reação em Washington
Horas depois do anúncio francês, o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, criticou a decisão. Em publicação na rede social X, Rubio classificou o plano como “irresponsável”, disse que ele “serve à propaganda do Hamas” e o considerou “um retrocesso para a paz” e “um tapa na cara das vítimas de 7 de outubro”.

Imagem: Agência EFE via gazetadopovo.com.br
A Casa Branca não informou se Trump pretende discutir o tema com líderes europeus antes da reunião da ONU.
Com informações de Gazeta do Povo