Home / Internacional / Terremoto de 8,8 em Kamchatka provoca evacuações no Japão e alertas de tsunami até a América do Sul

Terremoto de 8,8 em Kamchatka provoca evacuações no Japão e alertas de tsunami até a América do Sul

rss featured 14717 1753878097

Um terremoto de magnitude 8,8 atingiu na quarta-feira (30), no horário local, a península de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, desencadeando uma série de alertas de tsunami que se estenderam do Pacífico Norte à América do Sul.

Evacuações no Japão

Cerca de dois milhões de pessoas no Japão receberam ordens para deixar suas casas ou abandonar áreas costeiras devido ao risco de ondas gigantes. Segundo o Serviço Geofísico Unificado Russo, foi o abalo mais forte em Kamchatka desde 1952 e o sexto mais intenso registrado no mundo desde 2011.

Alerta máximo no Havaí e no Alasca

A Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) emitiu alerta de tsunami de nível mais alto para todo o estado do Havaí e para a ponta mais ocidental do Alasca, além de aviso para o restante da costa oeste dos Estados Unidos e do Canadá. As primeiras ondas chegaram ao Havaí às 8h25 de quarta-feira (hora local, 3h25 de Brasília), com registro de 1,74 m em Kahului, Maui, e mais de 1,5 m em Hilo.

México em atenção

O Centro de Alertas de Tsunamis da Secretaria da Marinha do México (CAT) divulgou boletim na noite de terça-feira (29, hora local) para o litoral do Pacífico, prevendo ondas inferiores a 20 cm a partir das 2h de quarta (5h de Brasília). A população foi orientada a evitar praias e a redobrar cuidados com correntes fortes na entrada dos portos.

Efeitos na América do Sul

No Equador, o Centro Nacional de Alerta de Tsunamis emitiu advertência de alta probabilidade de impacto nas Ilhas Galápagos. Para o território continental, foi decretado estado de atenção, com possibilidade de chegada das ondas por volta das 10h em Galápagos (12h de Brasília) e 11h no litoral continental (13h de Brasília). As autoridades recomendaram evacuação de praias e suspensão de atividades marítimas.

No Peru, a Direção de Hidrografia e Navegação da Marinha de Guerra divulgou alerta de tsunami para toda a costa, sem especificar horários previstos. A Colômbia, por meio da Unidade Nacional para a Gestão de Risco de Desastres (UNGRD) e da Autoridade Marítima (Dimar), também acionou alerta para o litoral, citando expectativa de correntes fortes e possíveis ondas.

Terremoto de 8,8 em Kamchatka provoca evacuações no Japão e alertas de tsunami até a América do Sul - Imagem do artigo original

Imagem: Isabella de Paulacom informações da EF via gazetadopovo.com.br

Sismos na América Central

Na Guatemala, ao menos uma pessoa morreu e duas ficaram gravemente feridas após uma sequência de tremores iniciada com abalo de magnitude 5,8 na fronteira com El Salvador. O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) registrou 14 réplicas entre 3,1 e 5,7 graus e investiga a relação com a falha de Jalpatagua, que cruza parte do litoral do Pacífico.

As autoridades de todos os países afetados mantêm monitoramento constante e orientam que a população siga instruções oficiais enquanto durarem os alertas.

Com informações de Gazeta do Povo