Washington, 29 jul. 2025 – A companhia aérea regional norte-americana SkyWest informou que poderá postergar a chegada de dezenas de aeronaves encomendadas à Embraer caso entre em vigor a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo governo do presidente Donald Trump.
O tributo deve começar a ser aplicado em 1º de agosto, próxima sexta-feira. A SkyWest tem acordo para receber 74 jatos da fabricante brasileira até 2032. Segundo o presidente-executivo da empresa, Chip Childs, a companhia não pretende arcar com o acréscimo de custo provocado pela nova alíquota.
“Temos a sensação de que todos entendem a relevância dessa frota para pequenas comunidades nos Estados Unidos e o impacto econômico para o nosso país. Vamos continuar trabalhando intensamente para resolver a questão tarifária”, afirmou Childs durante a apresentação do balanço trimestral.
Na mesma conferência, o diretor comercial Wade Steele declarou que a chance de adiamento das entregas é “alta” se o imposto for confirmado. “Caso a tarifa de 50% seja implementada, pretendemos negociar com nossos principais parceiros e com a Embraer para postergar as entregas até que a situação seja resolvida”, disse.
Em junho, a Embraer divulgou pedido de 60 aeronaves feito pela SkyWest, parte do total de 74 unidades previstas no contrato. Até o momento, a empresa norte-americana já recebeu 14 jatos.

Imagem: Isabella de Paula via gazetadopovo.com.br
No fim de semana, Trump confirmou que as novas tarifas a vários parceiros comerciais — inclusive o Brasil — entrarão em vigor na data marcada, sem perspectiva de adiamento. A alíquota de 50% sobre produtos brasileiros é a mais elevada anunciada pelo governo dos Estados Unidos.
Com informações de Gazeta do Povo