Home / Política / Senadores se reúnem com Itamaraty antes de viagem aos EUA para tentar barrar tarifa de 50%

Senadores se reúnem com Itamaraty antes de viagem aos EUA para tentar barrar tarifa de 50%

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, coordenou na quarta-feira (23) uma videoconferência com os oito senadores que embarcam nesta sexta-feira (25) para Washington. A missão tem o objetivo de negociar o adiamento ou a suspensão da tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.

“Alinhamos os próximos passos da missão diplomática com foco, diálogo e cooperação”, afirmou o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que chefia a comitiva, em publicação nas redes sociais logo após o encontro com o Itamaraty.

Críticas de Eduardo Bolsonaro

O esforço recebeu críticas do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Em sua conta no X (antigo Twitter), o parlamentar chamou a iniciativa de “inútil” e destacou que os senadores “não falam em nome do presidente Jair Bolsonaro”. Ele anexou um vídeo do comentarista Paulo Figueiredo, que rotulou ex-ministros participantes da missão como “traidores da pátria”.

No grupo citado estão o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes (PL-SP), e a ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP-MS). Eduardo Bolsonaro defendeu que a “única medida eficaz” seria uma anistia ampla aos investigados pelos atos de 8 de janeiro, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, e alegou que os senadores dificilmente terão interlocução de alto nível em Washington. O deputado também criticou a inclusão de parlamentares ligados ao PT na comitiva.

Resposta de Jaques Wagner

Integrante da delegação, o senador Jaques Wagner (PT-BA) lembrou que, desde 16 de maio, o governo brasileiro aguarda resposta de uma carta enviada às autoridades norte-americanas sobre o tema. “Espero que tenhamos sucesso”, disse em vídeo publicado em suas redes.

Composição da missão

A delegação será formada pelos senadores:

  • Nelsinho Trad (PSD-MS) – presidente da comitiva
  • Tereza Cristina (PP-MS)
  • Marcos Pontes (PL-SP)
  • Jaques Wagner (PT-BA)
  • Esperidião Amin (PP-SC)
  • Rogério Carvalho (PT-SE)
  • Fernando Farias (MDB-AL)
  • Carlos Viana (Podemos-MG)

Os encontros com autoridades norte-americanas estão marcados para ocorrer entre 28 e 30 de julho.

Com informações de Direita Online