Cinco dos oito senadores que integram a missão oficial do Senado para tratar das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros realizaram uma reunião informal na noite de sábado (26) no hotel onde estão hospedados em Washington.
Participaram do encontro Marcos Pontes (PL-SP), Nelsinho Trad (PSD-MS), Tereza Cristina (PP-MS), Esperidião Amin (PP-SC) e Fernando Farias (MDB-AL). A comitiva é liderada por Trad, que preside a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado.
De acordo com a assessoria do parlamentar, o principal objetivo da viagem é reabrir canais institucionais entre os Congressos brasileiro e norte-americano diante do avanço de barreiras tarifárias que afetam setores estratégicos da economia nacional.
Agenda inicial
O primeiro dia útil da missão, nesta segunda-feira (28), será dedicado a encontros com representantes brasileiros e do setor privado. Estão previstos:
- café da manhã de trabalho com a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, e diplomatas do Itamaraty;
- reunião com empresários norte-americanos;
- outras reuniões fechadas, cujos participantes não foram divulgados.
Durante a preparação de sábado, os senadores definiram os temas prioritários e os pontos que pretendem apresentar nos próximos compromissos. Até o momento, porém, não há encontros agendados com integrantes do governo Donald Trump.
Chegada dos demais parlamentares
Os outros três membros da delegação — Carlos Viana (Podemos-MG), Jacques Wagner (PT-BA) e Rogério Carvalho (PT-SE) — têm chegada prevista para este domingo (27). O grupo permanece na capital norte-americana até quarta-feira (30), dois dias antes da entrada em vigor das novas tarifas, marcada para 1º de agosto.
A agenda oficial completa para os três dias de missão ainda não foi divulgada pela CRE.
Com informações de Direita Online