Home / Internacional / Secretário de Estado dos EUA atribui condenação de Uribe a “instrumentalização” do Judiciário colombiano

Secretário de Estado dos EUA atribui condenação de Uribe a “instrumentalização” do Judiciário colombiano

rss featured 14537 1753790248

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou nesta segunda-feira (28) que a condenação do ex-presidente colombiano Álvaro Uribe foi resultado da “instrumentalização do poder judicial por juízes radicais”. A declaração foi publicada na rede social X.

Rubio alegou que “o único crime” de Uribe teria sido “lutar incansavelmente para defender sua pátria” e classificou a decisão como um “precedente preocupante”.

Primeiro ex-presidente condenado

Uribe, de 73 anos, líder do partido opositor Centro Democrático, tornou-se o primeiro ex-chefe de Estado da Colômbia a receber condenação criminal. Em julgamento de primeira instância, ele foi considerado culpado pelos crimes de suborno em atuação penal e fraude processual. A pena prevista varia de quatro a oito anos de prisão, e a leitura da sentença está marcada para sexta-feira (1º).

Origem do processo

O caso começou em 2012, quando Uribe acionou a Suprema Corte contra o então senador de esquerda Iván Cepeda, acusando-o de manipular testemunhas. O magistrado José Luis Barceló não deu prosseguimento à queixa contra Cepeda e, em contrapartida, abriu investigação contra Uribe, suspeitando que o ex-presidente teria tentado influenciar depoimentos.

Provas sustentadas pela Justiça

A juíza do Circuito Penal de Bogotá, Sandra Heredia, conduziu a audiência de mais de dez horas e validou a maioria das provas apresentadas pela acusação, incluindo interceptações telefônicas do ex-mandatário e gravações feitas com um relógio espião — material contestado pela defesa por suposta ilegalidade. Nas conversas, Uribe dialoga com o advogado Diego Cadena, que também responde a processo por supostamente oferecer benefícios a testemunhas em presídios.

Durante a leitura do veredicto, Heredia descreveu Uribe como “o homem mais poderoso do país” e disse que Cadena era “um advogado em ascensão” com “carências intelectuais” que via na proximidade com o ex-presidente a chance de alcançar “poder e prestígio profissional”.

Secretário de Estado dos EUA atribui condenação de Uribe a “instrumentalização” do Judiciário colombiano - Imagem do artigo original

Imagem: CHRIS KLEPONIS via gazetadopovo.com.br

Reação do governo colombiano

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, respondeu às críticas de Rubio também pelo X, acusando o secretário de Estado de ferir a soberania colombiana. “Uma intromissão em assuntos judiciais de outro país é uma intromissão na soberania nacional”, escreveu Petro, acrescentando que “o mundo deve respeitar os juízes da Colômbia” e lembrando que “muitos foram assassinados por ajudar o mundo”.

O embate diplomático ocorre enquanto a Justiça colombiana se prepara para anunciar a pena definitiva de Álvaro Uribe.

Com informações de Gazeta do Povo