Home / Política / Falta de quórum leva ao cancelamento de reunião entre Alckmin e governadores sobre tarifa de Trump

Falta de quórum leva ao cancelamento de reunião entre Alckmin e governadores sobre tarifa de Trump

rss featured 14705 1753873078

A reunião marcada para a manhã desta quarta-feira, 30 de julho de 2025, entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB-SP), e governadores de Estado foi cancelada por ausência de quórum.

O encontro trataria de estratégias para enfrentar a sobretaxa de 50% que o governo de Donald Trump aplicará a produtos brasileiros a partir de 1º de agosto. O convite partiu do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), presidente do Fórum de Governadores, que havia pedido urgência após reunião com Alckmin na segunda-feira, 28.

Em comunicado enviado a Alckmin, Ibaneis justificou o cancelamento: “Em virtude da exiguidade do tempo, diante de compromissos assumidos anteriormente, não será possível o comparecimento de vários governadores, realidade que prejudica a ampla discussão do tema”.

Governadores ausentes

Não confirmaram presença Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Ratinho Júnior (PSD-PR). Entre os poucos dispostos a participar estava Ronaldo Caiado (União-GO).

Preocupação econômica

Governadores manifestaram receio quanto aos reflexos da tarifa, já que exportadores relatam cancelamento de contratos. Levantamento do Dieese aponta que São Paulo responde por 19,12% das vendas brasileiras aos Estados Unidos, seguido por Rio de Janeiro (15,81%) e Minas Gerais (11,18%). O objetivo da reunião era detalhar o impacto em cada unidade da Federação.

Falta de quórum leva ao cancelamento de reunião entre Alckmin e governadores sobre tarifa de Trump - Imagem do artigo original

Imagem: José Cruz via gazetadopovo.com.br

A ausência de consenso gerou atritos. O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou publicamente Tarcísio de Freitas por tentar negociar o fim das tarifas, defendendo a pressão americana como forma de evitar eventual condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal.

Até o momento, o Fórum de Governadores não definiu nova data para o encontro com o governo federal.

Com informações de Gazeta do Povo