Home / Internacional / Primeiro-ministro britânico diz que reconhecimento da Palestina não favorece o Hamas

Primeiro-ministro britânico diz que reconhecimento da Palestina não favorece o Hamas

rss featured 15965 1754517536

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, afirmou nesta quarta-feira, 6 de agosto de 2025, que o plano britânico de reconhecer formalmente o Estado da Palestina em setembro não tem como objetivo beneficiar o Hamas.

Em entrevista à emissora Channel 5 News, Starmer ressaltou que o Hamas “é uma organização terrorista” e defendeu que o grupo deve libertar os reféns mantidos em Gaza. “Eles não devem, em hipótese alguma, integrar um futuro governo palestino”, declarou. Segundo o premiê, a decisão sobre o reconhecimento ocorre independentemente da posição em relação ao movimento islâmico.

O governo britânico anunciou no fim de julho que pretende avançar com o reconhecimento ao lado de França e Canadá, caso Israel não cumpra requisitos como estabelecer um cessar-fogo, aliviar a crise humanitária em Gaza e apoiar a solução de dois Estados.

A iniciativa gerou críticas em Tel Aviv. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusou os governos envolvidos de “estarem do lado errado da história” e de ceder à propaganda do Hamas.

Primeiro-ministro britânico diz que reconhecimento da Palestina não favorece o Hamas - Imagem do artigo original

Imagem: TOLGA AKMEN via gazetadopovo.com.br

Por enquanto, Londres mantém o cronograma para setembro, reforçando que a medida se enquadra nos esforços diplomáticos para viabilizar negociações de paz e não significa respaldo a grupos extremistas.

Com informações de Gazeta do Povo