Home / Política / Van Hattem aciona STF para apurar vazamento de dados sigilosos da CPMI do INSS

Van Hattem aciona STF para apurar vazamento de dados sigilosos da CPMI do INSS

ocrente 1758285991
Spread the love

Brasília — O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) protocolou, nesta sexta-feira (19), uma representação no Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a investigação de suposta violação de sigilo funcional nas apurações da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS.

O pedido foi endereçado ao ministro André Mendonça, relator da Operação Sem Desconto na Corte. Na petição, o parlamentar solicita que a Procuradoria-Geral da República (PGR) avalie a abertura de inquérito, determine a preservação de provas eletrônicas e físicas e acione a Polícia Federal (PF) para as diligências necessárias.

A iniciativa de Van Hattem surgiu após reunião da CPMI nesta semana. Durante o encontro, o senador Cid Gomes (PSB-CE) afirmou ter recebido um telefonema alertando que a convocação de determinadas testemunhas poderia atrapalhar investigações da PF. Já o senador Randolfe Rodrigues (PT-AP) declarou, em entrevista, que haveria tratativas de delação premiada envolvendo o suspeito conhecido como “Careca do INSS”.

“É grave que informações sigilosas cheguem a parlamentares de forma seletiva e sem respaldo judicial. Isso compromete a credibilidade das instituições e prejudica a própria investigação”, argumentou Van Hattem ao justificar o recurso ao STF.

Além de solicitar a apuração do possível crime de violação de sigilo, o deputado requer “proteção das informações sensíveis” para evitar prejuízos às investigações em curso.

Com informações de Gazeta do Povo