O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux poderá concorrer a uma vaga no Senado pelo partido depois de se aposentar da Corte.
Em entrevista à CNN na quinta-feira (11), Valdemar disse ter recebido telefonemas de aliados interessados em lançar a candidatura do magistrado pelo Rio de Janeiro. “Três amigos meus me ligaram ontem dizendo: ‘Olha, se o Fux for candidato aqui estoura’”, relatou.
Fux tem 72 anos e deverá deixar o STF em 2028, quando completa 75 anos, idade da aposentadoria compulsória para ministros. Segundo Valdemar, embora os apoiadores tenham manifestado entusiasmo, ainda não houve convite formal ao ministro.
Na quarta-feira (10), Fux foi o único membro da Primeira Turma do STF a votar contra a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposta tentativa de golpe de Estado. No mesmo julgamento, o magistrado votou pela condenação do tenente-coronel Mauro Cid e do ex-ministro Walter Braga Netto pelo crime de tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.
“Com o voto do ministro Fux, que deu um show no STF, já tem gente me ligando do Rio para convidá-lo a ser candidato ao Senado. O Bolsonaro está sendo injustiçado. Vai ser uma guerra daqui para frente”, declarou Valdemar.
Imagem: Marcello Casal Jr.
Questionado sobre o interesse de Fux na disputa eleitoral, o dirigente do PL afirmou não saber se o ministro pretende seguir carreira política após deixar o Judiciário.
Com informações de Gazeta do Povo